Como, quando, e o que perdoar ?!

'Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa com o outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também” (Colossenses 3:13).'
Missão difícil, certo ?! 
Mas, deixa eu te lembrar de mais uma coisa que A Palavra de Deus diz: 
'(...) amá-lO de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.' (Mc 12:33)
Bom, irmãos, você pode até dizer: '-Mas eu não me amo.' Ou até qualquer coisa parecida. Mas você entendeu o recado, tenho certeza.
O perdão, é uma virtude muito difícil de ser encontrar. Mas maravilhosa de se ter ! O perdão é capaz de dar uma paz incontestavel para ambas as partes; a que perdoa e a que é perdoada.
'Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.' (Salmos 133:1)
Perdoa, envolve uma atitude legitima de fé. Perdoar é dar amor quando o inimigo espera ódio; dar absolvição quando o ofensor merece castigo; dar compreensão quando o agressor aguarda ira e vingança. O perdão é um ato da alma mediante o qual a pessoa ofendida permite a liberdade de quem o agrediu, esquecendo-se completamente da injúria.

O poder de perdoar é um privilégio divino ! Começa, principalmente, pelo Senhor. Este nos concede um perdão pleno, gratuito e eterno. Se quisermos seguir o exemplo d'Ele, devemos perdoar àqueles que nos ofendem, de modo abundante, e definitivo. Se não perdoamos, como podemos esperar A Graça de Deus ?!
O crente verdadeiramente regenerado possui a atitude do perdão como uma de suas qualidades essenciais.
'Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo.' (Exodo 23:5)
'Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber.' (Provérbios 25:21)

Certa vez, há alguns anos atrás, eu machuquei profundamente alguém que conhecia. Mas esta, simplesmente me perdoou. Eu nem sequer pude entender tal ato. Achei que não era digno daquilo, porém, esta mesma pessoa continua sendo uma grande amiga até hoje, a qual eu estimo muito.
A parte interessante nesta história é: eu não me perdoei por ter feito aquilo !
O primeiro passo para perdoarmos aos outros é perdoarmos a nós mesmos. 
Veja bem: Jesus morreu na cruz para a remição dos pecados do homem. Foi por amor que Ele morreu em nosso lugar. 

'Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.' (Isaias 53:4-7)

Aliás, Jesus foi o maior exemplo de perdão da história do mundo: Jesus foi atacado, apedrejado, perseguido, cuspido, mas amou a todos de forma incondicional, perdoou a todos e se entregou na cruz pelos nossos pecados !
E 'Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.' (Joao 3:16)
Jesus perdoou teus pecados, filho(a) de Deus ! Vai em paz e não peca mais !
É preciso que ame o seu próximo, independente de qualquer coisa, pois este é teu irmão, e assim teu Pai ordenou.
Jesus poderia ter dito: 'Nisto saberão que sois meus discípulos, se forem religiosos, se andarem com uma bíblia debaixo do braço, se tiverem em casa uma bíblia aberta no salmo 91, se forem mestres em teologia.' 
Não. Ele disse: “Se amardes uns aos outros”. (Jo 13:35) – Uma das maiores marcas do discípulo é o amor e perdão manifestos na sua vida.
O Apóstolo Paulo foi excelente neste aspecto. Escreveu à Igreja de Corinto um capítulo inteiro falando sobre o “amor”. Depois na sua carta à Igreja da Galácia, ao falar dos frutos do Espírito, o primeiro da sua lista é o “amor”. Paulo sabia da importância desse amor, até porque ele havia experimentado o amor e o perdão da parte de Jesus Cristo na vida dele. Jesus é a personificação do amor e do perdão.
Discípulo de Cristo que tem dificuldade de amar e perdoar deve repensar a sua caminhada cristã.
Afinal, devemos ser semelhantes a Cristo em tudo.

Como perdoar ?!

1. Seja realista. Faça uma avaliação do erro para que seja tomada uma atitude a partir da verdade.

2. Lembre-se de que você também foi perdoado. Você perdoa não porque seja “bonzinho” ou melhor do que os outros, pois não está livre de ofender alguém e, desta forma se iguala ao ofensor. Todos nós erramos e nos machucamos. E tanto um como o outro, não tem capacidade própria para perdoar, a não ser mediante a permissão divina. Ele perdoa você e o que o ofende. Você deve fazer o mesmo. Avalie seus erros, perdoe-se, depois perdoe o outro.

3. Abra mão dos seus direitos. O mundo diz que você tem que agir contra a pessoa que o feriu, fazendo-a pagar pelo erro cometido. A Carne busca vingança. Não importa o quanto possa ser incompreensível aos homens, mas o perdão coloca o peso da reconciliação sobre a vítima do erro. Você “nega-se a si mesmo” fazendo-o. Morre um pouco, a fim de perdoar. O orgulho, a justiça, os direitos e tudo mais desaparecem. Assim, todo o seu ser, seu tom de voz, sua expressão, seus gestos e sua intenção buscam a restauração.

4. Pronuncie o erro. Tenha um diálogo sério, honesto e responsável. É reparador ouvir reciprocamente os vários aspectos do erro. Se você foi ofendido, mostre através de atitudes que realmente perdoou.

Consequências do Perdão: 


Quando você perdoa, permite que Deus também anule as suas ofensas. 
'Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.' (Mt 6:14)
Além do perdão de Deus, você se livra de suas tensões, pesos, insônia e até doenças. O seu crescimento espiritual não é prejudicado, e aumenta a sua capacidade de amar o Senhor. Evita dúvidas sobre a sua salvação. Você dá um belo testemunho aos outros ! Você se torna mais próximo do Senhor e Ele de você...
Estes benefícios espirituais do perdão atingem tanto o perdoador como o perdoado. E o mais importante: o nome do Senhor Jeová é exaltado entre os homens.

Deus te abençoe grandemente, meu querido e minha querida.

Patrício Maranata

-

Sugestões, Opiniões, Dúvidas ?!
Mande um e-mail para:
vivendopelagraca@hotmail.com